quarta-feira, 20 de agosto de 2014

SLOW FOOD – VOCÊ CONHECE ESTE MOVIMENTO INTERNACIONAL?


O Slow Food é um movimento internacional dos verdadeiros amantes da gastronomia e para os quais é impossível ignorar as fortes relações entre prato e planeta, entre o alimento e o prazer de saborear.

Slow Food - relação entre o alimento e o planeta

Como princípio básico o Slow Food defende que todos temos direito ao prazer na nossa alimentação, que deve ser composta de produtos artesanais e de qualidade especial e cujo processo de produção respeite o meio ambiente e o próprio produtor.



Slow Food - Respeito ao produtor

Bom, limpo e justo: é como o movimento acredita que deve ser o alimento. Deve ter bom sabor; deve ser cultivado de maneira limpa, sem prejudicar nossa saúde, o meio ambiente ou os animais; e os produtores devem receber o que é justo pelo seu trabalho. Portanto, nos opomos a padronização do alimento.


Bom, limpo e justo: é como o Slow Foodacredita que deve ser o alimento


O Slow Food busca também defender a biodiversidade protegendo o nosso inestimável patrimônio gastronômico e a redescoberta do prazer de saborear o alimento conhecendo sua origem, quem o produz e como é feito, despertando e treinando nossos sentidos.




A Chef Chic conjuga o prazer e a alimentação com consciência e responsabilidade, respeitando os fundamentos da filosofia do Slow Food,Neste movimento os chefes desempenham papel fundamental pois, com a sua criatividade, valorizam os produtos do território e adaptam as mais antigas tradições ao gosto dos consumidores. A Chef Chic conjuga o prazer e a alimentação com consciência e responsabilidade, respeitando os fundamentos da filosofia do Slow Food, quais sejam: rejeita os transgênicos, prima pela qualidade de matérias-primas, possui sensibilidade ética, e esta atenta a sustentabilidade nas nossas escolhas. Nosso trabalho se caracteriza pelo cuidado e conhecimento das matérias-primas, elaborando pratos com raízes sólidas no território e que valorizam o convívio nos seus eventos.

O Slow Food tornou uma associação internacional sem fins lucrativos em 1989. Atualmente conta com mais de 100.000 membros e tem escritórios na Itália, Alemanha, Suíça, Estados Unidos, França, Japão e Reino Unido, e apoiadores em 150 países.
 

“É inútil forçar os ritmos da vida. A arte de viver consiste em aprender a dar o devido tempo às coisas.” (Carlo Petrini, fundador do Slow Food em 1986).

Inspire-se e Bom Apetite!

www.facebook.com/achefchic



Nenhum comentário:

Postar um comentário