quarta-feira, 13 de agosto de 2014

ISSO MEU FILHO NÃO COME!

Porque determinada criança ou adolescente, que para piorar, é justamente o seu filho, cisma que não come determinado alimento ou quase nenhum? Certamente ele se encaixa em uma ou mais possibilidades elencadas abaixo.

  1.  Não gosta da cor do alimento;
  2. Não gosta do aroma do alimento;
  3. Não gosta da aparência do alimento;
  4. Não gosta da textura do alimento;
  5. Não gosta do sabor do alimento;
  6. Não se interessa por se alimentar;
  7. Não quer parar as brincadeiras;
  8.  Todas as alternativas acima!

Todas?! Calma, este é o caso do meu filho, mas nem ele é um caso perdido, apesar de no inicio ter sido motivo de desespero!

O importante é entendermos que não é birra, não é manha, não adianta deixar passar fome que a criança ainda não vai querer comer o que não lhe agrada. A criança também tem paladar, tem olfato, possui individualidades muito embora não saiba bem como expressá-las. Alimentação é uma experiência sensorial!





Porque admitimos que adultos tenham preferencias e não as crianças? Isso não é mimo, é respeito. Quando oferecemos um alimento modificado em sua textura, aparência ou sabor convencional não estamos enganando a criança, estamos lhe proporcionando a oportunidade de aprender que as possibilidades, em todos os aspectos da vida, são inúmeras e que é possível nos adequarmos as situações e necessidades de forma prazerosa, bastando para tanto não termos preconceito em relação às novidades e usar de nossa criatividade. 


Não estamos ensinando a criança a se alimentar, estamos lhe ensinando a se relacionar bem com a vida.



Entretanto para que tenhamos sucesso nesta empreitada, que sinto dizer não é fácil, torna-se indispensável que nós adultos também estejamos abertos a novas experiências e oportunidades. Brigadeiro de feijão, hambúrguer de lentilha e cenoura, compota de tomate, de chuchu e doce de brócolis são apenas algumas das ideias que testamos e a criançada aprovou e que agora vou compartilhar com vocês a cada quinzena.




                         Interessada? Inspire-se e Bom Apetite.







Beijo,

A Chef Chic.

Nenhum comentário:

Postar um comentário