domingo, 14 de setembro de 2014

BETERRABA...A HEROÍNA DA SEMANA em ISSO MEU FILHO NÃO COME!

Beterraba, adoro beterraba e fiquei chocada quando coloquei na pesquisa do Google “eu odeio beterraba” e descobri o enorme número de pessoas que não comem e sequer experimentam beterraba. 
Beterraba

Esta semana o apresentador do programa Toda Tarde da Transamerica Tv https://www.youtube.com/watch?v=O3FEFmdVCvc  me contou que haviam lhe dito que se uma pessoa quer que seus filhos comam de tudo deve se sentar a mesa com eles e comer de tudo, mas não acho isso possível, pouquíssimas pessoas comem de tudo e ter um paladar seletivo também é importante. Mas vamos ao caso das beterrabas.

Beterraba Poesia 

Sabor de chuva na terra, aroma de orvalho no jardim das manhãs de outono, cor de paixão, beterraba é uma poesia.


Rica em açúcar traz inúmeros benefícios a saúde dentre os quais é possível destacar: o combate à anemia, à perda excessiva de líquidos, problemas no baço e fígado, prisão de ventre e outros. Pode ser consumida crua ou cozida, sob a forma de sucos, saladas, bolos, refogados e em omeletes.


Vamos às opções para que não gosta nem do sabor nem da textura, porque não acredito que alguém possa não apreciar a sua cor. Dicas:
1-    Quando for cozinhar o feijão coloque junto beterrabas cortadas em fatias grossas, podem sem com casca. Na hora de servir retire as fatias de beterraba e você terá um caldo enriquecido delicioso. Para quem gosta você pode fazer uma salada com a beterraba.


 2-    Chocolate ajuda a mascarar qualquer sabor. Use caldo de beterraba sem temperos em 1/3 da medida do leite para fazer achocolatado.


 3-    Quando for fazer gelatina ou sagu de uva substitua 1/3 da agua por caldo de beterraba sem tempero.
Hambúrguer com Beterraba


- Quando for fazer hambúrguer caseiro rale a beterraba e misture com a carne moída, depois de frito os sabores se misturam e fica uma delícia!

 Receitas:


 1-    Cocada Napolitana
 Esta é boa opção para quem não gosta nem de beterraba nem de feijão! Primeiro faça uma massa de brigadeiro de feijão que você encontra em http://achefchic.blogspot.com/2014/08/feijao-isso-meu-filho-nao-come.html e acrescentando à receita ½ x. de coco ralado natural ou hidratado. Em seguida cozinhe 1 lata de leite condensado com 1 x. de coco ralado e 2 colheres de sopa de margarina até soltar o fundo da panela. 

Finalize com a cocada de beterraba: 1 lata de leite condensado, 1 xicara de coco, ½ xícara de beterraba processada e coada e 2 colheres de sopa de margarina, cozinhe também até soltar do fundo da panela. Depois de frias coloque na palma de sua mão (untada com margarina) uma colherinha de cada massa e enrole fazendo bolinhas, passe no açúcar cristal e sirva.
Cocada Napolitana


2-    Bolo da Beterraba


No liquidificador coloque 3 ovos, ½ x de óleo e duas beterrabas médias picadas. Quando estiver processado acrescente 2 xicaras de açúcar, 2 xicaras de farinha de trigo peneirada e 2 colheres de chá de fermento. Bata até ficar homogêneo. Espalhe em uma forma untada e enfarinhada. Quando etiver assado cubra com calda de chocolate.
Bolo de Beterraba


3-    Risoto


Esse arroz bonito e leve costuma agradar até os adultos mais irredutíveis sobre seu conceito de beterraba.No liquidificador ou na centrífuga coloque 2 beterrabas descascadas e picadas e bata com água. Coe o suco. Não vamos usar a beterraba moída que você pode aproveitar para fazer a cocada acima ou o bolo.
Refogue um pouco de alho e cebola picadinhos, em seguida adicione o arroz e deixe-o fritar mexendo para não queimar. Esta fritura é importante porque causa micro rachaduras no grão que vão soltar amido fazendo com que o risoto fique mais cremoso. Acrescente 1 copo de vinho branco e refogue até o vonho secar ou uma 50ml de vinagre balsâmico e tampe a panela por alguns segundos para o vapor aromatizar o arroz. Passe a acrescentar o caldo da beterraba fervendo e temperado com sal ou um tablete de caldo de legumes para cada litro de caldo e 1 colher de chá de açafrão também para cada litro de caldo. Mexa sempre e vá acrescentando caldo e experimentando até que fique al dente. Desligue o fogo e acrescente um punhado de parmesão ralado 2, colheres de sopa de manteiga e misture bem. Na hora de servir coloque uma porção de risoto no prato e ao redor derrame um pouco de iogurte. Delícia.
Risoto de Beterraba

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário